quarta-feira, 11 de março de 2009

Alex Ponto Com - Uma aventura virtual


Esta é uma das últimas aquisições da Biblioteca Escolar. Trata-se de um livro de José Fanha com ilustrações do próprio e destinado sobretudo a jovens entre os dez e os doze anos. Trata-se de um autor que deverá vir à nossa escola no mês de Abril.

José Fanha nasceu em 1951 e é uma personalidade multifacetada: arquitecto, professor, poeta, escritor, guionista de rádio, cinema e televisão, declamador e animador cultural.

Passo a transcrever a sinopse do livro.

Alex desaparece misteriosamente de casa numa noite em que estava entretido com um jogo de computador.
Em busca de pistas, alguns colegas de Alex e um professor vão consultar os documentos do seu computador, desaparecendo também de forma incompreensível.
Na realidade, os jovens e o professor caíram para dentro do computador, onde Alex está prisioneiro de Maspúcia, uma personagem virtual mas extraordinariamente maléfica.
Para salvar Alex, os seus amigos vão contar com a ajuda de outra personagem virtual, o terno e divertido Joe Silicone, que os acompanha na tentativa de chegar ao fim de um jogo onde os perigos são terríveis e as mortes... reais
.”


José Morujão (Coord. BE/CRE)

segunda-feira, 9 de março de 2009

As aventuras do Capitão Cuecas


A sua identidade é tão secreta que nem ele sabe quem é! É um livro muito interessante e cómico, acho que todos os jovens deviam ler, porque este livro tem banda desenhada FLIP O RAMA que é uma animação muito divertida e o texto em si também é muito bom.
Rodrigo Pereira 9º A

Crepúsculo de Stephenie Meyer


“Crepúsculo” é um livro bastante interessante, de 477 páginas, escrito pela autora Stephenie Meyer.
Gostei bastante de ler o livro “Crepúsculo” pois retrata a história de amor entre dois seres completamente diferentes, uma humana e um vampiro. No livro, o desenrolar da história é mais pormenorizado e detalhado que no filme.
Para além de ter lido o livro, vi também o filme do qual gostei igualmente. Entre o livro e o filme há algumas diferenças: locais onde as cenas ocorrem, falas das personagens e até mesmo alguns acontecimentos importantes no prosseguimento da ficção.
Na minha opinião, é sempre mais entusiasmante ver um filme do que ler um livro, apesar de achar a leitura interessante. Prefiro o filme, na medida em que podemos observar as personagens, as expressões e atitudes, entre outras coisas, que por vezes ao ler no livro são, de certo modo, entediantes e no filme se tornam mais reais.
Catarina Nogueira 9º A

Os 10 direitos do leitor

O direito de não ler.
O direito de saltar páginas.
O direito de não acabar um livro.
O direito de reler.
O direito de ler não importa o quê.
O direito de amar os “heróis” dos romances.
O direito de ler não importa onde.
O direito de saltar de livro em livro.
O direito de ler em voz alta.
O direito de não falar do que se leu.
Daniel Pennac, Como um Romance, Ed. ASA, 1992, p. 155.

Blog de leituras