sábado, 18 de abril de 2009

História da Gata Borralheira


Li a primeira história do livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, Histórias da Terra e do Mar, e gostei muito.
O conto fala-nos de uma jovem chamada Lúcia que, quando fez dezoito anos, foi, pela primeira vez, a um baile com a sua tia e madrinha.
Como era pobre, levou um vestido lilás, feio, que estava completamente fora de moda. Para além disso, como não tinha dinheiro para comprar sapatos, teve que calçar uns muito gastos, a desfazerem-se, demasiado grandes para o tamanho dos seus pés.
No baile, foi tratada com desprezo por todos. No entanto, como que por magia, um belo jovem interessou-se por ela e convidou-a para dançar.
A meio da dança, Lúcia perdeu o sapato esquerdo, o qual ficou no meio da sala, à vista de toda a gente.
A jovem prometeu a si própria que, um dia, haveria de voltar ao mesmo sítio e ser a rainha do baile.
Assim aconteceu: escolheu mudar de vida, casou com um homem rico e, vinte anos mais tarde, voltou à mesma sala, com um vestido lindíssimo e sapatos bordados com diamantes.
Porém, ao contrário do que aconteceu com a verdadeira Gata Borralheira, esta história não tem um final feliz e a nossa heroína acaba por aparecer morta na varanda da sala do baile, depois de um surpreendente encontro.

Esta história, para além de ser muito bonita, transmite-nos uma lição de moral muito importante. Leiam-na e descubram o que ela nos ensina.



Inês Morujão, 5º 10ª

Sem comentários: