segunda-feira, 27 de abril de 2009



Título: “Comandante Hussi”

Autor: Jorge Araújo

Ilustrador: Pedro Sousa Pereira

Editora: Quetzal/Editores

Capa: A capa do livro está em concordância com o seu conteúdo. Na capa encontra-se o nome do livro, o nome do autor, o nome da editora e o nome do ilustrador.

Ilustração do livro: As ilustrações que o livro apresenta são poucas, mas, adequadas ao conteúdo do livro.

Conteúdo: Este livro aborda o tema da guerra e do sofrimento, tenta demonstrar às crianças a crueldade de uma guerra e a dor que um menino sentiu ao pensar que tinha perdido a sua amiga, devido a essa mesma guerra. Ao demonstrar, estes temas às crianças vai fazer com que elas vejam e encarem a vida com outros olhos e que reparem que por mais terríveis que estejam as coisas elas vão melhorar, como aconteceu ao menino do livro.
joao almeida 7 ano turma e

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Menina Coração de Pássaro


O livro A Menina Coração de Pássaro, escrito por Luísa Dacosta, conta-nos a história de uma menina solitária e sonhadora que sabia o coração das coisas: de um pássaro diferente, de uma estrela especial.
Tudo começou quando ela encontrou um enfeite de Natal, mais propriamente um pássaro sem molas e penas no rabo.
Ao vê-lo assim tão abandonado, a menina decidiu cuidar dele, aconchegando-o num gorro de lã.
No dia seguinte, colocou-lhe um novo e sumptuoso rabo, feito a partir do chapéu de um palhaço que encontrou num baú.
O pássaro transformou-se, então, magicamente, e a menina passou a gostar muito dele. Quando, à noite, se sentia triste, entrava no corpo da ave, abria a janela do seu quarto e voava.
Ela adorava as viagens que fazia. Numa delas, conheceu uma estrela que lhe ensinou o valor da amizade.

Maria Beatriz Silveira Cruz, nº22, 5º 10ª

sábado, 18 de abril de 2009

Adivinhas Populares Portuguesas





A propósito da leitura do livro, Adivinhas Populares Portuguesas, de José Viale Moutinho, o Luís Campos, do 5º 7ª, no Espaço ESCRITA, criou um loto de adivinhas e apresentou o jogo à turma (no momento da apresentação do livro). A turma adorou (o livro e o jogo)!

História da Gata Borralheira


Li a primeira história do livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, Histórias da Terra e do Mar, e gostei muito.
O conto fala-nos de uma jovem chamada Lúcia que, quando fez dezoito anos, foi, pela primeira vez, a um baile com a sua tia e madrinha.
Como era pobre, levou um vestido lilás, feio, que estava completamente fora de moda. Para além disso, como não tinha dinheiro para comprar sapatos, teve que calçar uns muito gastos, a desfazerem-se, demasiado grandes para o tamanho dos seus pés.
No baile, foi tratada com desprezo por todos. No entanto, como que por magia, um belo jovem interessou-se por ela e convidou-a para dançar.
A meio da dança, Lúcia perdeu o sapato esquerdo, o qual ficou no meio da sala, à vista de toda a gente.
A jovem prometeu a si própria que, um dia, haveria de voltar ao mesmo sítio e ser a rainha do baile.
Assim aconteceu: escolheu mudar de vida, casou com um homem rico e, vinte anos mais tarde, voltou à mesma sala, com um vestido lindíssimo e sapatos bordados com diamantes.
Porém, ao contrário do que aconteceu com a verdadeira Gata Borralheira, esta história não tem um final feliz e a nossa heroína acaba por aparecer morta na varanda da sala do baile, depois de um surpreendente encontro.

Esta história, para além de ser muito bonita, transmite-nos uma lição de moral muito importante. Leiam-na e descubram o que ela nos ensina.



Inês Morujão, 5º 10ª