quinta-feira, 25 de março de 2010

O Livro do Mês

No mês de Fevereiro o vencedor do concurso O LIVRO DO MÊS, foi o Serhiy Kryshmaru, do 7º CEF. Para Abril, propomos a leitura de “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda. Requisita o livro na Biblioteca Escolar e aproveita as férias da Páscoa para a tua leitura. Os comentários sobre o livro deverão ser deixados aqui, clicando no link comentários, deste post, até ao ao dia 30 de Abril.

segunda-feira, 22 de março de 2010

O Pianista

O Enigma das cartas anónimas



Gostei deste livro principalmente porque a Agatha Christie nunca nos deixa de surpreender. Uma coisa que gosto nos livros desta autora e, especialmente neste, são as personagens. Considero-as complicadas e todas escondem sempre alguma coisa. A história desenvolve-se à volta de Jerry Burton que, devido a um acidente de aviação, é obrigado a passar umas férias numa aldeia pacata e aparentemente sossegada com a irmã. É nesta altura que uma torrente de cartas anónimas que pretendem difamar os seus destinatários é enviada a várias pessoas, incluindo eles, e espalha rapidamente a desconfiança pela pequena aldeia até que chega a provocar um assassínio.

Marley & Eu



Eu gostei especialmente deste livro, porque fala da amizade entre o cão e o homem. Este livro transmite a ideia de que um cão, dá realmente muito trabalho e requer muita disponibilidade mas no final, percebemos que tomar conta de um animal pode ser muito compensador. Durante todo o livro o cão envolve-se em várias brincadeiras com a sua familia criando muito divertimento mas também algumas dificuldades. A personagem que mais gostei foi o dono do Marley, pois ele criou com o seu cão laços muito fortes e provou que por vezes temos que fazer opções na vida.
Este poderá ser um bom livro para leres nas férias, pois é de fácil leitura e muito divertido.

Carolina Silva, 9ºC

terça-feira, 9 de março de 2010

Perfume



Este livro é baseado na história de um assassino chamado Jean-Baptiste Grenouille, que após várias etapas da sua vida descobre a sua "raison d'être": a procura do perfume que pudesse satisfazer o seu olfacto. A parte de que eu mais gostei foi o final pois foi uma reviravolta completamente inesperada que pôde dar várias e diferentes análises. A etapa que eu menos gostei foi a parte em que ele viveu no planalto. Recomendo este livro pois é de fácil leitura devido ao seu enredo e à acção contínua.

Guilherme, 9ºC

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fúria Divina



“Foi a meio da estreita ponte baixa, entre a lagoa azul e a lagoa verde, que Tomas reparou no homem.” É assim que Rodrigo dos Santos começa uma empolgante e espectacular história que aborda o mundo do Islão, onde as personagens principais são o historiador português Tomas e o jovem árabe Ahmed que acaba por tornar-se num fundamentalista islâmico, por influência do seu professor, tornando-se num pesadelo mundial.
Escrito com base no alcorão, “Fúria Divina” cerra-nos a uma possibilidade futura no nosso mundo, onde a Al-Qaeda têm em sua posse uma bomba atómica e ataca os E.U.A., atentado levado a cabo por Ahmed, onde o português Tomas terá como função impedir que tal tragédia aconteça.
Este romance foi revisto por um dos primeiros operacionais de Al-Qaeda. Escrito em base de factos reais, “Fúria Divina” já vai na 6ª Edição e vendeu mais de 100.000 exemplares.

Filipe Pintado, 9ºC